55 41 3014-0381

contato@caddan.com.br

Poderia ter começado este artigo com a frase: uma fórmula para o sucesso, mas quando me
refiro ao tema acima: A fórmula do sucesso, quero reforçar que realmente se trata da
fórmula. Já há algum tempo fui convidada para escrever para este jornal. Mas, por diversas
razões, deixei isso para um momento mais oportuno e, por que não dizer, de maior vivência e
maturidade profissional.

Enfim, começo aqui uma jornada com vocês, tendo como base uma
filosofia oriental que tem norteado o sucesso e a fundamentação teórica de muitos negócios
no Brasil e no Exterior. Atuo no mercado já há alguns anos e fui apresentada a essa filosofia
há cerca de 4 anos por uma empresa parceira e cliente. Nunca vou me esquecer da forma
como o presidente abordou o tema comigo, oferecendo-me livros para leitura, querendo,
assim, dizer: “aqui encaramos os negócios diferentemente”.

Eu, com todo um pseudo-saber,
recebi os livros de muito bom grado, mas não fazia idéia de fato do que havia contido ali.
Comecei a me aprofundar, pois, afinal de contas, era um cliente e para entendê-lo deveria
também, em paralelo, entender dessa filosofia. Demorei um ano e meio para internalizar a
maneira como as informações foram colocadas bem como a linha de pensamento do filósofo e
administrador Kazuo Inamori.

No decorrer desses anos, pude ter acesso a vários profissionais
e empresas que utilizavam dessa filosofia também e que me deixaram intrigada, pois mesmo
essas empresas estando no mercado brasileiro com as dificuldades e possibilidades que se
apresentam, têm reagido e pensado diferente sobre várias questões, o que me permite dizer
que acabam tendo uma possibilidade diferente de lidar com as adversidades presentes e
constantes neste país.

Dando sequência, esse artigo é destinado aos profissionais, empresários
e pessoas de forma geral que buscam novas formas de encarar seu negócio, visando a lucros e
bons resultados, tendo como base uma filosofia oriental, sem dúvida nenhuma, relevante,
necessária e importante, e que foi desenvolvida no século passado, no Japão, por Kazuo
Inamori, fundador e presidente da Kyocera Corporation.

Ele fundamenta seu estudo e prática em cima de fórmula do resultado/sucesso e em 12 princípios que serão mencionados em
nossos próximos artigos. Essa equação do resultado/sucesso é descrita e composta da seguinte
forma:


RESULTADO/SUCESSO = MANDEIRA DE PENSAR x ENTUSIASMO x CAPACIDADE


Maneira de Pensar é mencionada como a grande base para o sucesso ou o fracasso de um
empreendimento. Na equação, é o fator mais importante. Falamos aqui da maneira como as
pessoas, o empresário, funcionário pensa, seja com relação a si mesmo ou com relação ao
negócio/trabalho. Nesta equação, ele a descreve numericamente com a seguinte graduação: de
–100 a + 100, ou seja, você pode ter um negócio lucrativo, mas se sua maneira de pensar e
a maneira de pensar das pessoas com quem você trabalha não estão alinhadas, muito se perde,
inclusive economicamente, pelo fundamento da equação em si. A sua maneira de pensar


Essa equação/fórmula é exponencial e ela se multiplica com outra parte da equação
responsável pela motivação e entusiasmo, característica importante para a manutenção de
um negócio, criação de outros e assim por diante. Muitos, ou por que não dizer todos nós,
somos movidos pela motivação por algo e isso deve ser analisado e considerado na gestão de
nossos negócios.

Nessa equação, você, como gestor, deve “perder” um tempo para entender
de fato como sua equipe é motivada, sendo isso um ponto importante para se chegar a
resultados adequados.


Na seqüência, temos o item capacidade, que pela equação/fórmula e ponto de vista do autor,
menciona sabiamente que todos nós partimos de um potencial e capacidade que norteia o
nosso sucesso e dos outros que compartilham conosco o trabalho e os resultados.
Quando me deparei com essa filosofia e há tantos anos trabalhando com a formação e o
desenvolvimento de executivos, cheguei à conclusão de que ela é perfeita.

Ou seja, para atingir o sucesso, é fundamental que a maneira de pensar seja largamente estudada e
apreciada, visando a chegarmos de fato aos objetivos traçados. Como ele mesmo diz, esta
fórmula ilustra que os resultados de nossa vida estão basicamente em nossas próprias mãos,
regendo nosso sucesso pessoal e profissional.

Obrigada por esta oportunidade.

Daniela Leluddak

 

-------------------------------------------------------------------

 

THE SUCCESS FORMULA


I could have started this article with the sentence: the success formula; however when I refer to the theme above: The success formula I want to emphasize that it is really about the formula. It has been some time that I was invited to write to this newspaper. But, for many reasons, I left this for a better moment and, why not say it, a moment of more experience and professional maturity.

So, here I start a journey with you that has as its basis an oriental philosophy which has guided success and the theoretical construct of a lot of business in Brazil and abroad. I have been in the market for some years and this philosophy was presented to me about 4 years ago by a company that is an affiliate and a client. I will never forget the way the company’s chair approached the theme, offering me books for reading as if he wanted to tell me: “here we face business in a different way”. I, full of pseudo-knowledge, accepted the books; however, I had absolutely no idea of what was in them.

I began to read and learn because, anyway, he was a client and in order to understand him I should also understand this philosophy. It took a year and a half for me to internalize the way the information was put as well as the line of thinking of the philosopher and administrator Kazuo Inamori. During these years I had access to many professionals and companies that also make use of this philosophy and this fact left me puzzled, because even being in the Brazilian market with all its difficulties and possibilities, they have reacted and thought differently about a lot of issues, what allows me to say that they have found an alternative possibility of dealing with the actual and constant adversities of this country.

Continuing, this article is for professionals, business people and people in general who are looking for new ways of facing their business, aiming at profit and good results, with an oriental philosophy as a basis, which is, without questioning, relevant, necessary and important and was developed last century, in Japan, by Kazuo Inamori, the founder and president of the Kyocera Corporation. He constructs his study and practice on the result/success formula and on 12 principles that will be mentioned in my following articles. This equation of result/success is described and made like this:

 

RESULT/SUCCESS = WAY OF THINKING x ENTHUSIASM x CAPACITY

 

The Way of Thinking is mentioned as the great base for the success or failure of an undertaking. In the equation, this is the most important factor. Here, we mean the way people, the businessmen, the employees think, either about themselves or about their business/job. In this equation, he describes it in numbers with the grading: from –100 to +100, which means, you may have a profitable business; however, if the way you think and the way the people who work with you think are not aligned, a lot is lost, even economically, by the construct of the equation itself. Your way of thinking is what aims at yourself and at the other people.

This equation/formula is exponential and multiplies itself with the other part of the equation that is responsible for motivation and enthusiasm, an important characteristic for the maintenance of business, creation of others and so on. Many, or why not say, all of us are moved by the motivation for something and this must be analyzed and considered in the management o your business. In this equation, you, as a manager, must “waste” some time to really understand the way your team is motivated, once this is an important point in order to get to adequate results.

After that, there is the item capacity which, by the equation/formula as well as the point of view of the author, wisely mentions that all of us come from potential and capacity that aim at our success and that of the others who share our work and results.

When I faced this philosophy, after so many years working with the formation and development of business people, I came to the conclusion that it is perfect. This means that in order to achieve success it is fundamental that the way of thinking is largely studied and observed aiming the real reaching of the determined objectives. As he, himself, says, this formula shows that the results of our lives are basically in our hands, making us responsible for our personal and professional success.

Thank you for this opportunity.

Daniela Leluddak