55 41 3014-0381

contato@caddan.com.br

 Há quase duas décadas, a Caddan, trabalha orientando - profissionais, executivos, empresários, estudantes e empreendedores que buscam planejamento, desenvolvimento e ascensão profissional.

Ao longo dos anos desenvolvemos um serviço personalizado de carreira para herdeiros e sucessores de negócios que sejam ou não familiares.

Atuamos na preparação de jovens para posições como presidentes, conselheiros e, mesmo, para diretores diante da difícil, mas prazerosa jornada de compreender a importância da mesma para a sobrevivência, inovação e expansão de negócios, de forma geral.

Neste programa de sucessão de negócios, além de contarmos com metodologia, ferramentas de avaliação e aconselhamento psicológico, utilizamos mentoria, consultoria, análise integral (metodologia desenvolvida pela Caddan), coaching e pós-coaching.

Durante o programa, como complementação, aproximamos esses profissionais – de presidentes e de membros de conselho experientes que podem transmitir na prática o que fizeram, fazem e fariam para atuar em posições de grande liderança.

Em uma dessas aproximações, estávamos com um jovem executivo ligado ao agronegócio e ao setor de logística. Estávamos conversando com um presidente de grande influência no setor e, me deparei com o relato desse presidente a esse jovem profissional.

Em uma reunião que a princípio seria de, no máximo uma hora, estendeu-se a duas horas de um bate-papo muito profundo, em que não se mencionou apenas qual o tipo de formação necessária, mas acima de tudo qual o preparo que é esperado para perceber a realidade existente, os sinais que envolvem ação e reação.

A abordagem desse executivo experiente deixou claro que os erros são frequentes, mas os acertos são uma realidade, uma vez que, sabe-se o que se quer e o propósito de vida.

Dúvidas são frequentes numa posição como essa. O presidente acrescentou a importância de se ter alguém para trocar ideias e reforçar, mesmo que indo contra a tudo e todos, ao que se acredita. Há a necessidade de estar aberto a um aprendizado constante, ser curioso, conhecer novos produtos e ideias, pois isso fundamenta o seu conhecimento e firmeza diante das situações que se apresentam.

Durante a reunião o presidente relatou que o conhecimento adquirido lhe auxiliou a ter uma leitura estratégica. E que as limitações que teve no trajeto lhe favoreceu a buscar ampliar os limites e que, a falta de perspectiva pode e deve ser usada como um combustível, para que possamos ir além à busca de autoridade e maior responsabilidade sobre o que se quer.

Ainda durante a fala, reafirmou que encontrar propósito não é tão simples e que precisamos de persistência para que ele aflore e seja percebido. Segundo ele, outro ponto é entender o seu Ego – “impressionante o que o ser humano faz por conta do ego”. O ego mencionado por ele se refere à crença quanto a sua autoimportância, soberania e que não estando bem mapeada, percebida e estudada pode levar a erros expressivos.

O relato desse presidente só pode ser aproveitado para os que estão sendo preparados para posições de presidência ou alguma outra posição estratégica para alguns negócios? Não! O que esse presidente transmitiu foi o que muitos teóricos têm nos convidado a pensar. O que ele trouxe foi à prática de questionamentos e busca de respostas constantes que podem auxiliar a todos aqueles que, diante de adversidades possam se manter antenados e atrelados a um propósito.

Se você chegou até aqui nessa leitura, espero ter auxiliado na sua busca de sentido, pois isso sim é o que nos move. Termino esse texto com uma frase desse mesmo presidente: “Independente do tamanho do seu mundo, todos buscam e precisam de um propósito.”

Daniela Leluddak é sócia/diretora da Caddan Empresarial e membro da Caddan Brasil (classificada como OSCIP). Tem como foco na carreira o desenvolvimento de pessoas e sistemas organizacionais. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">