55 41 3014-0381

contato@caddan.com.br

O que é preciso fazer para mudar de carreira e conseguir um emprego em 2019?

O ano de 2019 começou e 12,7 milhões de brasileiros continuam desempregados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sem dúvida, para muitas dessas pessoas, o principal desejo para o ano que acabou de começar é de conseguir voltar para o mercado de trabalho. Muitas dúvidas surgem quando o tempo passa e a vaga de emprego não aparece. Neste caso, seria melhor mudar de carreira para ter mais chances de trabalhar novamente?

A consultora de carreira, Daniela Leluddak, explica que a primeira atitude é refletir sobre as habilidades, oportunidades de desenvolvimento e realizações pessoais. Além de analisar quais são as necessidades do mercado de trabalho no momento.

Para mudar de atividade, o profissional precisa, também, mapear as empresas onde quer trabalhar, avaliar as oportunidades e verificar se o ramo de atuação da companhia onde pretender ser empregado está em crescimento.  Se odesejo é de realmente mudar de profissão para ser reinserido no mercado, a vida pessoal também necessita de uma análise criteriosa, pois uma mudança de carreira pode implicar em uma mudança de cidade ou estilo de vida.

Mudar de carreira também exige planejamento, principalmente diante de uma situação de desemprego.  Saber onde vai procurar emprego, quantas horas vai dedicar para buscar uma nova vaga e verificar a possibilidade de qualificação nesse período são apenas alguns dos principais pontos que precisam estar definidos para aqueles que pretendem mudar de profissão para voltar ao mercado de trabalho.

Entender a situação, buscar autoconhecimento e criar estratégias é o caminho para fugir do desalento e conquistar o trabalho o mais rápido possível.