55 41 3014-0381

contato@caddan.com.br

Cada vez mais o mercado de trabalho convive com profissionais já aposentados. O que faz essas pessoas se manterem no mercado de trabalho? Fazer planos para dias de descanso, depois de anos de trabalho, não tem feito parte da vida de milhares de trabalhadores. Dados mostram que muitos brasileiros estão adiando o fim da vida profissional. A participação de pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho passou de 5,9% para 6,5% entre o primeiro trimestre de 2012 e o segundo trimestre de 2016. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, mais de um quarto dos aposentados no Brasil continuam trabalhando.

A opção pela permanência no mercado de trabalho, inúmeras vezes, é motivada pela necessidade financeira, mas há, também, muitos casos em que a perda do desenvolvimento intelectual, das habilidades adquiridas e a falta de relacionamento social são fatores decisivos para a continuidade no trabalho.

Para a master coach e psicoterapeuta Daniela Leluddak, muitas pessoas não querem parar de trabalhar por medo de adquirir problemas de autoestima, doenças psicossomáticas e depressão. “Sem dúvida, com o grande estímulo que temos hoje pela internet, conectividade das coisas, documentos em nuvens, tudo isso estimula as pessoas a se desenvolverem. Atualmente, o fator idade é algo secundário. E isso nos permite que fiquemos cada vez mais jovens não importando a idade e, por conseguinte, mais sábios para atuarmos no mundo em questão.”

Daniela Leluddak, explica também, que a longevidade oferece a oportunidade das pessoas terem mais de uma carreira profissional durante a vida. “Muitas pessoas antes de se aposentar buscam fazer o que lhe garanta mais dinheiro. Após a aposentadoria, elas têm sido empreendedoras dos próprios sonhos e buscam outra forma de renda em atividades que tragam mais satisfação como, por exemplo: os trabalhos sociais.”

Sobre Daniela Leluddak - Daniela Leluddak é psicóloga, master coach, consultora e palestrante. Há mais de 20 anos atua no mercado nacional e internacional. É diretora-geral da Caddan Empresarial e membro da Caddan Brasil.

Sara Marielli
Open Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
55 41 9602-3420